quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Praga - Final

Antes de finalizar essa "nossa" viagem queria dizer a vocês que recebi alguns whatsapp (s) perguntando porque comecei por Praga. Foi minha última viagem e tá tudo fresco na minha cabeça..rs! Sei que a Republica Tcheca não é um roteiro muito trivial e prometo em breve postar sobre NY, Miami, Punta Cana, Rio de Janeiro, Havaí, Dubai e por aí vai...  Lugares que fizeram minha cabeça!! 

Praga (Republica Tcheca)

PARTE 2 - FINAL

...E quanto mais a gente se perde mais nos encontramos... na manhã seguinte fomos em direção a famosa Ponte Carlos mas pegamos um caminho alternativo e andamos uns 2 km a mais do que o planejado. Até aí tudo bem, senão fosse o frio, o vento e o fato de termos um longo dia de andanças pela frente. Nesta “perdida” passamos por lugares interessantes, como o prédio “dançante”.

Vista do alto da cidade com a Ponte de Carlos e construções do séc. XIV




Prédio Dançante



Ponte Carlos e suas esculturas

Visto o prédio seguimos a procura da ponte que é o símbolo da capital tcheca. Belíssimas esculturas ao longo, homens tocando saxofone e alguns pedindo esmola (lá também tem seus mendigos) pelo caminho. Atravessando a ponte, depois de tirar 49872 fotos fomos conhecer os Palácios Art Nouveau, igrejas, torres góticas, mini casinhas nas quais escritores famosos como Kafka moraram. A região do Castelo de Praga é muito rica e ficamos impressionados com a arquitetura e a imponência do lugar. É preciso comprar um ticket para entrar nas principais atrações. Tudo muito turístico!! Pelas fotos da pra se ter noção da beleza do lugar.


Guardas do Palácio (minha mãe ama essas roupas..rs)
Catedral de San Vito

Cidade velha
+ um pouco de Praga

Depois de andar muito finalmente fomos fazer o que mais gosto: comer! O restaurante (Restaurace Baráčnická rychta - Tržiště 23/555) era bem escondidinho e mais uma vez não muito turístico. Lá os garçons não falam inglês tão bem, mas pelo menos se esforçaram pra nos entender! Um prato que vale a pena pedir é um mix com comidas típicas (foto abaixo)...



Joelho de porco c/ costela, cogumelos, batata e muito bacon (super light..rs)
Prato típico (lá eles tem mania de comer tudo com pão)
Filé c/ um folhado de batata e molho delicioso

Na manha seguinte fomos ao Monumento às Vítimas do Comunismo e pegamos um funicular (tipo um trenzinho) pra subir na região que fica a Torre Petrin e ver a cidade do alto. Conhecemos a casa de espelhos (nada demais). Logo depois fomos almoçar no U Parlamentu (definitivamente não gostei, além do fato de ter gente fumando em ambiente fechado) mas ele é bem cotado no trip advisor. 
Torre Petrin (alto de Praga)
Monumento às vitimas do Comunismo
Casa dos espelhos


Continuamos a perambular pela cidade e a noite foi nosso jantar de despedida no Ristorante Giovanni, um italiano super romântico e aconchegante. Fechamos com chave de ouro esta viagem em família. 


carpaccio divino
risoto frutos do mar
tortelini de camarão c/ trufa negra
spaghetti de frutos do mar
tortelini de ricota c/ tomate fresco

A melhor maneira de conhecer Praga é calçar um par de sapatos confortáveis e ir. Tem tantos lugares maravilhosos que só se perdendo pra encontrar...rs!!

p.s. A moeda local é a coroa tcheca (CZK) e trocamos na estação central quando chegamos. É bom fazer a cotação antes para não sair perdendo dindin. Poucos locais aceitam Euro e sempre colocam uma taxa desvantajosa. E uma dica: só compre o que for gastar porque na hora de ir embora e quiser trocar por Euro novamente você se sentira roubado. Como tinha sobrado algumas Coroas e eu achei um absurdo o que me ofereceram por elas eu saí correndo comprando tudo num supermercado até acabar com minha última moeda... (é muito boa a sensação de torrar dinheiro... só dessa vez...rs) 

p.s. E uma última coisa.. Lá bebe-se muito (o maior consumo per capita do mundo)... cheguei a conclusão que nós brasileiros somos "babys" quando se trata de álcool. 

É isso... se eu entrar em detalhes daria um livro. Se você leu até aqui obrigada pela paciência. Fiquei muito feliz com a repercussão do blog... nunca imaginaria que em apenas dois dias ele teria mais de 500 visitas!!  

 
Trem rumo a Berlim



Até a próxima parada!

beijos,
Barbara Lasmar 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Praga (Republica Tcheca)

Próxima parada "Praga"

PARTE 1 

 … e foi assim que toda família pegou o trem em Berlim rumo a Republica Tcheca! Uma viagem tranquila de 4h30 min com um visual lindo lá fora. O trem era confortável e nele tinha uma mini lanchonete com poucas opções a preços salgados. Aconselho passar em algum supermercado antes para comprar “aquele lanche” pra comer durante a viagem. Todo mundo faz isso e os supermercados de lá têm maravilhas (dá vontade de comer tudo)!!

Ficamos num hotel que recomendo tanto pelo conforto quanto pela ótima localização: HotelK+K Fenix fica perto da Praça Venceslau e a uns 600 metros da estação central. Este hotel também tem um delicioso café da manhã com direito até a Champagne. Chegando lá já fomos almoçar/jantar num restaurante (Plzeňská Pivnice U Zlatého Tygra - Husova 228/17 na verdade um pub – abre a partir de 15h) super local e pra falar a verdade foi uma experiência bem diferente.  Quando sentamos à mesa os garçons (com cara de poucos amigos) já jogaram canecas de cerveja na nossa frente e nem ao menos perguntaram se queríamos beber. Como nós éramos os "estrangeiros" ficamos quietinhos e até quem odiava cerveja foi obrigado a experimentar... rs! O cardápio era impossível entender então fomos no uni-duni-te e como éramos 7 pedimos 7 pratos na sorte. Quando chegaram ficamos um pouquinho desapontados porque não eram fartos e estávamos famintos... Tudo muito gostoso mas precisaria comer ao menos uns 4 pra me satisfazer..rs!! O local já foi frequentado por personalidades políticas como Bill Clinton e Angela Merkel e dá pra se notar que é um lugar tradicional com costumes bem diferentes dos nossos. 

 

Depois do almoço fomos dar uma volta na praça da cidade velha onde fica o famoso Relógio Astronômico. O lugar em si é uma beleza sem igual.. no centro da praça tinha uma espécie de feirinha com algumas coisas pra comprar e comer, além de uma árvore de Natal de encher os olhos (bem que ela poderia ficar lá o ano todo)..!! Me senti em um filme antigo, Praga mais parece uma cidade cenográfica. Lá tudo é tão perto que não pegamos táxi nem metro. O gostoso é se perder por aquelas ruazinhas super charmosas...

  

A cidade é tão mágica que até andando pelas ruas você pode se surpreender!!
Um lembrete: Pra quem não gosta de frio melhor conferir o calendário antes de marcar a viagem. Pegamos em média 2o.C só que com o vento a sensação térmica era de -4o.C.


Juro que tentei descobrir como faziam isso.. rs
Tivemos uma grata surpresa ao escolher para jantar o U Pravdů - Žitná 1701/15 – restaurante pitoresco e com a melhor costela com mel que já comi na minha vida. Ahh e pra quem ama cerveja lá é mais barato que água. E os copos mais parecem baldes.. rs!! Aproveitem!!


    
A cara não tá tão boa mas desmancha na boca! (deu fome..)






 Bem.. é muito difícil resumir.. na 2o. parte prometo ser mais sucinta... rs

beijos,
Barbara Lasmar


sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Começar é preciso...



Este blog surgiu depois de muita insistência da minha mãe. A principio não entendia muito bem pra que tanta vontade dela ter um blog, talvez porque tenha achado chique a palavra e tanto fez minha cabeça que aqui estou.. tentando começar uma coisa que não levo tanto jeito assim!

Aí lá fui eu perguntar a ela o que queria colocar no blog e ela disse assim: “Ahh minha filha.. um dia a gente coloca um vestido da nossa marca, no outro coloco uma receita de algum prato que eu fiz e você dá dicas dos lugares que têm conhecido.. bla bla bla”... Eu mereço... rs!! Bem, confesso que depois de um tempo comecei a gostar da ideia porque recebo sempre muitas mensagens pelo WhatsApp e facebook de pessoas me pedindo dicas de viagens e fico feliz que confiem nas coisas que eu gosto!! Infelizmente nem sempre tenho muito tempo de responder na hora em que me perguntam e geralmente as pessoas sempre me perguntam dos mesmos lugares e lá vai eu escrever as mesmas coisas...rs!! Aqui acho que será mais fácil pra contar sobre o que ando vendo por aí e dar algumas humildes dicas para os amigos e (amigos dos amigos) quando forem fazer suas pesquisas de viagens.. Ainda tenho que aprender como esse negocio de blog funciona..!! hahaha...

Chega de enrolação e vamos ao que interessa... Meu objetivo é passar um pouco pra vocês dos lugares que conheci de forma bem resumida pra ninguém ficar com preguiça de ler. Pontos turísticos que valem a pena conhecer, hotéis e sua localização e, principalmente, os melhores restaurantes (na minha opinião claro) que fazem nossa alegria.Quando viajo a primeira coisa que começo a pesquisar é sobre a comida típica da região... Sim, sou faminta!! Quando estou com fome nenhum lugar lindo chama minha atenção.. rs!!

E uma ultima coisa, quero que este blog seja nosso.. Aceito dicas de lugares que vocês tenham conhecido e gostado para compartilharem com todos nós!! Também serão bem vindas perguntas, sugestões, opiniões, reclamações.. tudo pra tentar melhorar e fazer deste espaço um lugar agradável e informativo.


Vem Comigo?! – por Barbara Lasmar

Next stop: Aguardem....