segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Milano


...chegamos e partimos por Milão...  


   A saudade do nosso pequeno tá gritando e temos um ótimo motivo pra voltar pra casa... Mais um dia em Milão pra ficar com minha amiga Julia e amanhã estamos de volta à nossa realidade!! 


    
   Como queríamos aproveitar ao máximo Florença pegamos o trem à tarde para Milão e chegamos por volta das 17h!! Nosso Hotel Auriga ficava perto da estação onde iríamos pegar o trem no dia seguinte para o aeroporto (Malpensa)!

      Liguei pra Julia perguntando qual era o melhor (e mais barato) supermercado pra fazer umas compras (isso mesmo. Amo ir ao mercado do lugar que estou antes de voltar pra casa).. Tem coisa melhor que voltar de viagem e continuar comendo aquelas delicias que não existem por aqui?! Bem, em Lavras ainda não chegaram..rs!! Enchi um carrinho de compras inteiro até que Daniel começou a me boicotar e reclamar do peso das malas.. que ele teria que carregar blá blá blá... Por mim levaria tudo.. estocaria comida pra um mês.. massas, queijos, vinhos, biscoitos, chocolates, risotos (pré prontos), azeites.. etc etc.. Mas... o limite de peso sempre atrapalha meus planos..kkkk.. por um lado é até bom porque senão eu não teria limite...kkk.. O supermercado escolhido foi o Esselunga!!!

triste por não ter levado mais coisa..rs
    Compras feitas fomos encontrar Julia pra jantar.. até então ela tinha me passado o nome do restaurante.. Trattoria del Corso e Daniel pegou e endereço na internet e fomos.. a historia é longa e não terei tempo de contar tudo por aqui... só digo uma coisa.. ter amigas com problemas psicológicos faz parte da vida... hahaha... Mentira, Julia é uma das minhas amigas mais sensatas, racionais e inteligentes, mesmo ainda sendo uma baby!! Apesar do restaurante errado no final das contas deu certo e finalmente nos encontramos no Le Cotolette, restaurante delicioso do Alberto, amigo da Julia!! Demos muita risada este dia e tomamos um vinho da região de piemonte maravilhoso (indicação da Julia também). Famintos (já que a espera de uma pela outra foi longa..rs) pedimos o famoso risoto milanês com um cotello (bife nosso à milanesa) ... O bistrô fica em Brera, bairro histórico de Milão!! Então já sabem.. se forem jantar por lá falem que são amigos da Julia Oggioni que terão tratamento mais que VIP... hahaha



      
   Na manhã seguinte entramos na Duomo e na Galeria Vittorio Emanuelle e logo depois fizemos uma sessão de fotos pra minha coleção cápsula!! Vem novidades por aí.. AGUARDEM!!! Já na hora do almoço demos a louca de experimentar um pouco de TUDO já que seria nosso ultimo dia e já estava sofrendo de saudade "antecipada" da comida (sério mesmo... devo ter passado muita fome em outra vida porque só de pensar em comer já fico tão feliz!!!)... Escolhemos um restaurante antigo da cidade pra começar a saga o Royal Restaurant... Julia na cesar salad, eu no tartare (sensacional) e Daniel na pasta a la carbonara (pra variar)!! 





os chineses não me deixaram tirar foto
exercito por toda cidade (alerta terrorismo)


   Ok.. pra dar um descanso pro estômago andamos pelas redondezas (Julia dando aula de história pra gente).. e paramos na Zara (típico de nós brasileiros)..!! Quando dei por mim lembrei "que esqueci" minha bolsa no restaurante!! PAUSA PRO PÂNICO!!! Eu e Julia saímos correndo (sem Daniel ver é claro pra não me matar) e quase levei as roupas que estavam na minha mão junto. Imagina: brasileira assalta Zara a luz do dia... Acho que nunca corremos tanto.. Julia com sua sandália deslizante mais patinava do que corria propriamente... Graças a Deus minha bolsa estava lá... intacta!! Aliviadas, suando a alma.. voltamos para Zara sem que Daniel percebesse..rs!! Depois de tudo resolvido contei é claro..!! 

  A fome bateu e eu quis experimentar um pastel típico italiano que tinha uma fila enorme na porta (sou dessas que onde tem fila e comida eu quero provar porque deve ser bom..rs).. comemos no Panzerotto do Luini, parada obrigatória na cidade!! O pastel frito com uma coca cola geladinha super combinou!!! Se você fizer um pit stop por lá aproveite pra conhecer a La Rinascente, maior loja de departamento de Milão e ali pertinho também tem a loja da Ferrari!! 



  De lá fomos comer o que EU tava com desejo.. a tal burrata!! Escolhi o Obica Mozzarella Bar muito pela vista linda da Duomo e porque tinha burrata é claro!! Pensam que acabou?? Agora era a hora mais esperada (a sobremesa)... Julia disse que não podíamos ir embora sem experimentar o gelatto milanês da Cioccolati Italiani, um dos melhores que já tomei na vida!! Naquela tarde quente com aquele sorvete o mundo podia acabar que estaria feliz.. muito feliz!!!



   
   No aeroporto de Malpensa ainda teve bis de burrata e polvo (não confie em polvo "aéreo", não gostei nem um pouco).. Ahhh e ainda tivemos a sorte de achar uma filial do Cioccolati Italiani.. Perguntem se não tomamos de novo..?! Arrivederci!!  




Taxa turística da cidade paga no hotel: 10 euros (casal - 1 diária - 4 estrelas)
Valor bilhete metro único: 1,50 euro

Beijos e até a próxima viagem..  

Barbara Lasmar


domingo, 24 de setembro de 2017

Florença


Firenze!!! Florença!! Florence!!! 

   Que lugar incrível.. Depois de Veneza foi o lugar que mais mexeu comigo... Talvez pela comida sensacional.. A Toscana tem lá sua beleza mas a culinária?!?! Os vinhos?!?! Teria que ficar por aqui mais uns 2 dias pelo menos pra comer (almoçar e jantar) nos lugares que me foram indicados.. Mas infelizmente só passamos 2 noites em Florença.. Mas mesmo assim foi suficiente pra conhecer e (comer) muito bem na cidade..rs!!


  Já na estação Firenze Santa Maria Novella fomos a pé deixar nossas malas no Hotel Albion.. Um hotel familiar e curioso!! Cada quarto tinha um determinado personagem da história sendo decorado de acordo com ele... Não me lembro quem era a figura que ilustrava meu quarto mas minha vizinha do lado era a Frida Kahlo..!!! Achei muito original.. O hotel era um pouco longe da estação (nossas malas estavam muito pesadas e tivemos que ir a pé).. Sem muita bagagem ficaria bem mais tranquilo!!

   Saímos rumo ao Mercado Central para comer a tal bisteca Fiorentina.. Daniel achou que temos carnes melhores (talvez não tenhamos dado sorte na escolha do restaurante).. Já eu optei por um tartare de filé mignon com trufas negras e salada!! Lá neste "quiosque" que comi meu tartare também vendia algumas especiarias com trufas.. eu comprei algumas para experimentar!! O que mais gostei foi um patê de parmesão com trufas pra comer com torradas!! Hummm... só de lembrar me dá agua na boca!!

 



   Ao redor do mercado têm várias barraquinhas vendendo bolsas de couro.. Casacos.. Pashminas.. Etc.. Indo em direção ao centro fomos ao Batistério, Mercado do Porcellino (estátua do porco da sorte), Ponte e Palácio Vecchio, Basílica de Santa Cruz (Santa Croce) onde estão enterradas pessoas que fizeram história como Michelangelo, Galileu...

Batistério

Catedral
Santa Croce
Sepultura Dante Alighieri
Sepultura Michelangelo
Sepultura Galileu
Estátua do Porcellino

Palácio Vecchio
Museu a céu aberto
esculturas ao ar livre

   Também passamos pela Igreja de Sandro Botticelli..




   Passamos pela Ponte Vecchio que antigamente onde hoje funcionam  joalheiras, eram açougues (inclusive  os comerciantes costumavam jogar no rio os restos das carnes) que davam mau cheiro. Daí o rei  exigiu que os açougues passassem a funcionar em outro local para dar lugar à joalheiras. Até hoje é famosa por ter várias lojas que vendem ouro.. muito ouro!!! Demos uma volta por lá mas não ganhei nadinha.. kkk




  Na Duomo além de conhecer a igreja subimos até a cúpula já com o horário pré agendado pra 17h.. É importante comprar o máximo de ingressos possíveis com antecedência pela internet porque as filas são enormes e muitas vezes já estão esgotadas...

Cúpula de Bruneleschi (Duomo)
quem tem claustrofobia não recomendo subir
Vista do alto da cúpula


   Depois de subir (e descer) 500 degraus e ter uma vista privilegiada da cidade fomos pra casa (hotel) tomar um banho e jantar na Osteria Santo Spirito!!! GENTE.. MELHOR NHOQUE TRUFADO E BURRATA DA MINHA VIDA.. FOMOS DUAS NOITES SEGUIDAS.. SEM MAIS COMENTÁRIOS!!!





   No manhã seguinte andamos à toa pelas ruazinhas e às 11h45 já estávamos na porta da  Trattoria do Mario porque lá não fazia reserva e a fila era grande.. Restaurante sem cardápio impresso (escrito à mão na parede).. Comida caseira e nada espetacular.. De qualquer forma valeu a experiência...






   Continuamos a bater perna e comprar nossos souvenirs.. Logo mais iríamos pra Galeria do Ofício ver as mais importantes obras renascentistas (Caravaggio, Leonardo da Vinci, Boticelli....) 

vinhos naturais famosos













   E mais tarde fomos ver o por do sol na Piazzale Michelangelo .. um espetáculo à parte!!






   Fomos de ônibus pra não ter que subir a ladeira, mas descemos a pé .. Valeu muito estar lá e ver a cidade do alto!! Como amamos o Osteria Santo Spirito fizemos reserva pra 20h30.. Voltamos .. Saímos de lá rolando.. e felizes!!








   Na manhã seguinte arrumamos a mala e deixamos já no saguão do hotel!! Daniel foi ao museu Galleria dell' Accademia (8 euros entrada) para ver a escultura mais famosos de Michelangelo (Davi).. 5 metros de mármore esculpidos maestralmente por aquele gênio!! 




   Já eu fui ao mercado comprar temperos.. E esperei pra almoçar na Trattoria Zá-Zá.. Uma grata surpresa e saborosa comida!! Valeu a pena cada garfada!!! Agora, hora dizer tchau (em italiano poderia ser um oi).. rs.. 






  obs:
 - Taxa turística da cidade que o hotel nos cobrou: 14 euros casal
- Daniel comprou um bilhete pela internet pra ter acesso sem ter que pegar fila no: Il Grande Museo del Duomo: Battistero di San Giovanni, Cupola, Campanile,Museo e Santa Reparata (15 euros) - e é valido até 48h!!

beijos,
Barbara Lasmar