quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Da Europa pro Oriente Médio


PRIMEIRAS IMPRESSÕES 
1a. PARTE (RELATO E UM POUCO SOBRE ABU DHABI)
“Poderia estar agora no espaço em um módulo lunar,
Ó que chato
E se eu tivesse agora velejando num barquinho no Caribe,
Deus me livre
Poderia estar agora num hotel mil estrelas em Dubai
Mas
eu, eu, eu


Prefiro estar aqui... “de preferência em Dubai né.. rs
Essa musica é muito fofa, mas na pratica nada como estar em Dubai com a pessoa amada...hahaha..  Bem, falar sobre Dubai vai me dar trabalho porque foi um dos lugares que mais gostei até hoje. Sou jornalista e curiosa por natureza então ver aquelas mulheres todas cobertas me fascinava e eu tinha que disfarçar que as observava o tempo todo. Como comiam? Vestiam? Pensavam? Daria tudo pra ir à casa de uma legitima muçulmana bater um papo. Seriam felizes assim? Que roupas usavam debaixo daquela burca? Num dos Shoppings mais famosos de lá, o Dubai Mall, depois falaremos sobre ele, eu as via passeando com seus filhos, maridos, fazendo compras. Cheguei a ver alguns desses Sheiks endinheirados com suas esposas. Todas elas conversando amigavelmente, sendo uma delas a First Lady (primeira dama) assim escrito na lateral de uma das burcas com letras bordadas. Como seria essa relação? Seria a evolução ou o retrocesso? Chamou-me a atenção que todas elas (ou quase todas) usavam bolsas de marcas caríssimas como Channel, Louis Vuitton, Birkin. Dava-se pra notar a vaidade, nos olhos, nas mãos. Algumas tinham que usar até uma tela escura nos olhos. Como conseguiam enxergar? Na hora do almoço perdi a fome (coisa raríssima) quando vi que elas tinham que levantar véu toda vez que ia dar uma garfada. Quanto trabalho. Seria assim dentro de casa também ou só em lugares públicos? Meu espanto total foi quando entrei em uma destas lojas “ultra power” famosas e vi varias mulheres de burca comprando aqueles vestidos maravilhosos. Pela primeira vez fiquei brava... Poxa, pra que gastar tanto dinheiro pra usar embaixo de uma roupa preta como todas as outras? Ficava me perguntando o porquê daquilo tudo. Até que fiquei sabendo que elas, ao contrario de nós ocidentais, gostavam de ficar impecáveis para seus maridos dentro de casa. Não precisavam ficar por ai se exibindo. Comecei a dar risada. Eu dentro de casa no final de semana fico de pijama o dia todo se deixar, descabelada e sem maquiagem. Eu que sou a errada então..rs.. Como nossos costumes são tão diferentes. Isso que mais me encanta quando viajo!! O novo me intriga e me faz refletir sobre o porque de tantas coisas... Isso é a vida!! 


Ele esta por todos os lados!
Já no aeroporto

COMEÇANDO A VIAGEM...
EMBARQUE - Aeroporto Guarulhos / SP
CIA AÉREA - Qatar airways
Nossa viagem começou recheada de surpresas... Já no aeroporto esperando o vôo fomos chamados no microfone e eu pensei... Daniel deu algum problema com o visto e não vou poder embarcar. Já com o coração na mão fui ao guichê pra saber o que havia acontecido. Mãos geladas e tremulas de medo. Um homem muito educado nos disse assim.. A senhora é a Barbara e o senhor Daniel? Favor me mostrar os passaportes. Pronto, fiquei mais branca que já sou. E ele: Parabéns, vocês foram convidados para fazer parte da nossa  primeira classe por serem clientes rubi. Ahnn?? Me deu acesso de riso e Daniel me apertava pra eu me controlar. Ganhar na Mega-Sena era a mesma coisa. Foi um presente dos céus. Nada mal para um vôo de 14 horas. Pela primeira vez queria que durasse mais tempo. 
Se eu fosse descrever tudo vocês iriam entender o que tô falando. Já na entrada recebemos uma nécessaire da Salvatore Ferragamo com tudo aquilo que amamos (cremes para mãos, pés, perfume.. e etc). Fomos tratados como reis, a aeromoça arrumava nossa cama com direito até a pijama exclusivo. O banheiro era mais limpo do que o da nossa casa (força de expressão)..rs!! O menu era sem explicação e os talheres de prata mais lindos e pesados que já vi (sem nenhum exagero).

 Agora é um problema porque quando viajo de classe econômica eu sofro..rs!! É muito fácil se acostumar com o que é bom.. O ruim é quando voltamos a realidade. Daniel foi pesquisar e uma passagem dessa sairia em torno de R$23 mil (pagamos na econômica promoção por R$1.800). Sem condições para simples mortais!









 SOBRE ABU DHABI

Chegamos a Dubai super descansados, pegamos nosso carro (alugado) e partimos direto pra Abu Dhabi. A estrada é ótima (como as nossas..rs) e a distância é de apenas uma hora e meia. Cuidado que dirigir não é o forte deles (era raro sair sem presenciar um acidente, eles abusam da velocidade e parecem ser muito distraídos). Nosso hotel Jumeirah Hotel at Etihad Towers era absolutamente incrível. Desde o café da manhã, o quarto, a piscina, os oito restaurantes... TUDO!! Valeu muito a pena. Só tome cuidado quanto aos trajes de banho. Antes de ir tinha lido que dentro dos hotéis não teria o menor problema de usar os "nossos biquínis" mas lá fui chamada atenção porque ficava circulando entre a praia e a piscina (uma ao lado da outra) apenas de biquíni. Um homem muito educado chegou e me disse: A senhora poderia colocar alguma roupa para ficar andando pela área, eu não me importo mas são regras e estamos em Abu Dhabi e não na Europa. Deve ter achado que eu era europeia. Na hora fiquei meio tensa e Daniel achou ruim comigo. Mas poxa.. pra quem morou no Rio meu biquíni era até grande...rs! Me senti como no filme Sexy and The City em que Samantha era chamada atenção...kkk.. Mas é importante respeitar a cultura deles e no outro dia antes mesmo de levantar da cadeira já ia colocando minha bata. No próximo post falo de como deve-se vestir por lá. Neste hotel no seu ultimo andar há um observatório para a cidade. Nada mal tomar um café com aquela vista. Ahh e já ia me esquecendo.. no Hotel também tem um shopping com apenas lojas de alto luxo. Tá pouco ou quer mais?! E no Trip Advisor é o primeiro colocado (pelo menos até ontem).


Hall do Jumeirah






piscininha
quarto já bagunçado
Nossa vista do quarto

Praia particular


Observatório último andar Jumeirah



Só uma amostra do café da manhã! Era só o começo... 




Em Abu Dhabi não pode deixar de ir ao famoso hotel Emirates Palace (filme Sex and The City). Cuidado pra não se perder lá dentro, é enorme. Pela primeira vez tomei café com pó de ouro. Essa excentricidade deve só existir por lá. Lembro que paguei 50 Dirham (moeda local). Um dos melhores restaurantes na minha opinião é o Hakkasan (comida Oriental) e fica dentro do hotel. É bom fazer reserva antes porque vive lotado.


Hotel Emirates
Teto do Emirates
Hakkasan (no Emirates)



Café com pó de ouro


Pra quem ama carros e velocidade visitar o Ferrari World é obrigação. O maior parque indoor do mundo com a montanha russa mais rápida (240 km/h) está em Abu Dhabi. Eu quase tive um troço e sai do brinquedo até meio desorientada. Não sei se iria de novo. É muita emoção pro meu coração. O Circuito de Yas Marina ( Grand Prix de Formula 1) também é lá perto.

Entrada do parque
carros por todos os lados

A Grande Mesquita (Sheikh Zayed Grand Mosque) é a construção religiosa mais ... (até hoje não encontrei palavra para descrevê-la) do mundo. Para entrar é obrigatório vestir a Abaya. Você tem que deixar qualquer documento como garantia (passaporte eles não aceitam) pra pegar a roupa e depois devolve-la. Para entrar na mesquita é preciso tirar os sapatos e homens e mulheres rezam separados. Entrei em uma das salas de oração e lá havia varias mulheres em posição de adoração. Fiz o mesmo e sai de lá diferente de como entrei. A força e a fé desse povo é algo surpreendente de se ver.  




Ai estão as melhores atrações de Abu Dhabi. Também fomos em alguns shoppings, mercados e a famosa avenida beira mar (Corniche) mas nada de muito impressionante se comparado a Dubai. O próximo post será exclusivamente com dicas dessa cidade que me impressionou e deixou saudade!

Nos vemos em Dubai...

beijos,
Barbara Lasmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário